quinta-feira, 14 de julho de 2016

Passeio a linha nova e linha bonita...

O estilo de vida dos imigrantes alemães e italianos que habitaram na região Sul do Brasil é o principal atrativo do roteiro turístico Agroturismo de Gramado, um dos 23 que integram o Projeto Talentos do Brasil Rural, uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Sebrae. O objetivo do projeto é incluir produtos e serviços da agricultura familiar no turismo brasileiro.
Entre as atrações estão três roteiros com passeios pela área rural da cidade, passando por localidades que tem a presença de imigrantes italianos e alemães, e onde os turistas podem apreciar a vida colonial e as comidas e bebidas típicas da região. São eles: o Tour no Vale, o Raízes Coloniais e o Quatrilho.
São empreendimentos da agricultura familiar que valorizam a identidade cultural da região, geram emprego e renda, além de agregar valor à produção de grupos locais. Desses roteiros, pelo menos quinze espalhados pelo Brasil já estão em pleno funcionamento e esperam atrair a atenção dos turistas brasileiros e estrangeiros que estarão circulando pelo País durante a Copa do Mundo.
“É um projeto de inclusão social e de consolidação da agroindústria familiar. Os roteiros já estão prontos para serem comercializados e são mais uma opção aos turistas que estão no Brasil durante a Copa”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
Quem não estiver de carro, pode contratar o passeio com uma das agências turísticas locais, que apresentam uma programação diária com saída num ônibus especial, chamado de Princesinha. Um dos roteiros é o Tour do Vale, na localidade da Linha 28, mostra toda beleza dos morros com intensa vegetação, rios e cachoeiras.
Famílias de agricultores de origem italiana recebem os turistas. Além dos momentos de convivência e da compra de produtos da agricultura familiar, o visitante ainda conhece o processo de produção de cachaça artesanal. No final de todos os passeios é oferecido um café típico colonial italiano ou alemão, dependendo do roteiro escolhido. Em todos os cafés a música e alegria dos colonos está presente.
Os turistas têm a oportunidade de conhecer o local de onde as frutas são colhidas para fazer as “schimia” (geleias servidas para passar no pão), os parreirais de onde se colhe a uva que faz o vinho colonial e os sucos, além de alimentar ovelhas e galinhas.
A segunda opção de roteiro é o do Quatrilho, nas localidades de Campestre do Tigre e Tapera, onde viveram os protagonistas da história real contada em livro pelo escritor José Clemente Pozenato, e que virou filme em 1995 pelas mãos do diretor Fábio Barreto. A casa onde os personagens moraram está preservada, além disso, os turistas podem conhecer a produção artesanal de vinho e graspa com uma família italiana. Há 80 anos produzindo vinho artesanal, a família Lazaretti, que tem o empreendimento no roteiro - Quatrilho, viu aumentar em 30% a renda depois que começou a fazer parte da iniciativa turística.
O terceiro roteiro é o Raízes Coloniais, na Linha Bonita e Linha Nova, onde o visitante poderá ver mais de perto uma casa de construção centenária na região, um moinho colonial, o museu colonial, uma fábrica artesanal de erva mate.
Creditos  http://www.brasil.gov.br/turismo/2014/07/experiencias-rurais-marcam-o-turismo-de-gramado-rs
Bom fazer este passeio na primavera ou verão, pois as belas paisagens n podem está emcobertas pela cerração...super indico.

















5 comentários:

  1. Bom dia! Amando suas postagens

    ResponderExcluir
  2. Olá Nani,
    que sonho esse lugar. Essas casas antigas moram em meus sonhos. Essas serra é um dos mais lindos lugares para se viver.
    Bjos,
    tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ana! Temos lugares belos em todo Brasil, mas essa serra tem algo mágico...a natureza por aqui é extraordinaria..bjs querida.

      Excluir
  3. Realmente muito linda as paisagens. Em todo o turismo do Brasil, sempre incentivou-se o nordeste, uma pena. Pois há muitos mais para visitar. E o nordeste é tão lotado e tumultuado.
    Gostei muito Nany de ver as fotos e da leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir